Publicación

Memória I Encontro Pedagógico (português)

O Comitê Regional da Internacional da Educação, América Latina, vem discutindo junto com as entidades afiliadas a necessidade de estimular uma reflexão e um debate encaminhados para elaborar propostas pedagógicas apropriadas. É urgente a proposição de uma pedagogia alternativa em defesa da educação pública, profundamente debilitada e abatida pela implementação de políticas neoliberais na região.

Esta publicação, editada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), é fruto do seminário organizado pelo Comitê Regional da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), realizado em Bogotá, Colômbia, entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2011, sob a temática dos rumos da pedagogia latino-americana. Os textos que se seguem contêm significativos registros da luta sindical na América Latina e Caribe por uma educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade socialmente referenciada, especialmente a partir da implementação das políticas neoliberais na Região. Apontam também os desafios para a construção de um projeto educacional emancipatório e solidário, em tempos de globalização, alicerçado no respeito às diversidades étnicas e culturais dos povos do hemisfério sul ocidental.

Este documento de memória pertence a todas as pessoas e organizações que participaram desses debates e reflexões e que continuarão aprofundando o processo.

Portugués 2012 108 páginas. Formato: 18x24cm.